BLOG
Exercícios Aquáticos e Neurogênese.
17/03/2020 - por Danielle Vieira
Você sabe o que é neurogênese?
A neurogênese é o processo de formação de novos neurônios.
Durante décadas, inúmeros neurocientistas acreditavam que o cérebro não era capaz de gerar novos neurônios. Com o desenvolvimento das pesquisas foi possível observar a neurogênese hipocampal em roedores, o que alterou o rumo da neurociência.
Diversos fatores podem aumentar ou diminuir a produção de novos neurônios ao longo de nossa vida.
Em bebês, a paralisia cerebral, devido às áreas do cérebro afetadas, é um exemplo, aonde o número de neurônios encontra-se reduzido. Na adolescência e na fase adulta o estresse, o tabagismo e o álcool podem diminuir a produção de neurônios. Com o avanço da idade é notória a queda na taxa da neurogênese e nas funções cerebrais, porém nos casos das doenças neurodegenerativas progressivas, como o Alzheimer e Parkinson, essa diminuição apresenta-se de forma acelerada.
Já os exercícios físicos se apresentam como indutores de novos neurônios hipocampais, atuando na proteção e longevidade das células cerebrais.
No processo de escolha da melhor atividade para realizar, é importante levar em consideração o que a pessoa sente mais prazer.
O ambiente aquático é o local democrático, sendo capaz de atender do bebê ao idoso, em condições saudáveis ou com limitações que a flutuação beneficia.
As atividades aquáticas variam da natação pra bebê e infantil, onde ê possível realizar o exercício de forma lúdica, utilizando materiais e técnicas que estimulem a imaginação, o pensamento, idéias e o raciocínio, que também colaboram para a neurogênese.
Para os adultos temos a natação, a hidroginástica e suas variações, além de novas modalidades como o ciclismo e a corrida aquático, que trabalham força e o condicionamento cardiorrespiratório.
Nossa metodologia apresenta excelentes resultados com trabalho na mobilidade, flexibilidade, força, condicionamento cardiorrespiratório, função cognitiva e socialização, de forma lúdica e afetiva.
Após toda essa informação, ainda restam dúvidas sobre a influência da atividade aquática na neurogênese?